quarta-feira, 26 de outubro de 2011

MUNDO MOODLE

Moodle é um sistema de administração de atividades educacionais destinado à criação de comunidades on-line, em ambientes virtuais voltados para a aprendizagem.
De acordo com a documentação que consta no sítio oficial do Moodle:
A palavra Moodle referia-se originalmente ao acróstico: ?Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment?, que é especialmente significativo para os programadores e acadêmicos da educação. É também um verbo que descreve o processo de navegar despretensiosamente por algo, enquanto se faz outras coisas ao mesmo tempo, num desenvolvimento agradável e conduzido freqüentemente pela perspicácia e pela criatividade.
Assim, o nome Moodle aplica-se tanto à forma como foi feito, como a uma sugestiva maneira pela qual um estudante ou um professor poderia integrar-se estudando ou ensinando num curso on-line. (http://moodle.org

Vantagens da aprendizagem em AVAs fechado, como os Moodle: ser diversificado, disponibinilizando diversas ferramentas (blog, e-mail, fórum, chat, galeria, diário, etc) e materiais atualizados (vídeos, textos) que contribuem para a aprendizagem; fácil utilização por parte do aluno; permite a interação entre os usuários e a exposição de sua opinião, contribuindo para o debate e troca de informações; permite alterações dos arquivos gerados; possibilitar a aprendizagem de forma assíncrona ou síncrona; possibilita ao aluno gerir o seu próprio tempo/local para o estudo (flexibilidade); as pessoas que participam em um sistema fechado estão alinhadas num mesmo propósito (conforme as atividades propostas); possibilidade de muitas pessoas utilizarem ao mesmo tempo (várias turmas e vários cursos).
Desvantagens da aprendizagem em AVAs fechado, como os Moodle: os materiais disponíveis não poderem ser utilizados abertamente, sendo permitido seu uso somente durante a duração do curso; depender de conexão com a internet (velocidade rápida) para a sua utilização; necessidade de disciplina e organização (gestão do tempo) por parte do aluno, para cumprir as tarefas no prazo estabelecido; empobrecimento na formação de vínculos afetivos entre os envolvidos (professores e alunos); necessidade de conhecimento básico de informática (Microsoft Office) para elaboração de algumas atividades.

fonte: http://formacaoead.wordpress.com/2009/03/30/vantagens-e-desvantagens-da-aprendizagem-em-avas-fechados-como-o-moodle-ou-em-modelos-de-sites-abertos-como-os-blogs/

Um comentário: