sábado, 16 de maio de 2009

Como utilizar a Internet na Educação


Desde a implantação da televisão, a internet vem explodindo como a mídia mais promissora, pois ela é mais aberta e descentralizada. Cada vez mais as pessoas ou grupos criam suas próprias revistas, emissoras de televisão ou de rádio sem pedir licença a quem quer que seja e podendo dizer nela o que quer, a quem desejar.
Hoje, a distância principal não é a geográfica, mas a econômica, a cultural, a idelológica e a tecnológica. A democratização digital se dá através do seu acesso e o domínio instrumental teórico para explorar todas as suas possibilidades.
Assim também, a internet vem explodindo na educação.Universidades correm para não ficar para trás, trabalham com páginas padronizadas, mostrando suas atividades administrativas e pedagógicas, enquanto outros criam páginas atraentes com diversos projetos inovadores. A educação presencial pode modificar-se significamente, as escolas e as universidades se abrem e as pessoas se intercomunicam, trocam informações e fazem pesquisas.
Na internet encontramos vários tipos de aplicações educacionais: divulgação de pesquisa, de apoio ao ensino e de comunicação. Essa divulgação pode ser institucional ou particular. As pesquisas podem ser feitas durante a aula ou fora da aula, pode ter textos, imagens, sons. A comunicação pode ser feita entre professores e professores, alunos e professores, alunos e colegas da mesma cidade e até de países distantes, entre pessoas conhecidas e desconhecidas. As redes atraem os estudantes. Eles gostam de navegar , de descobrir endereços novos,e de divulgar suas descobertas. Mas também podem perder-se entre tantas conexões e desviar-se do que é mais significativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário